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Por que utilizar memes em suas postagens? 

Confira cinco cases de sucesso desse método!

Com clima leve, tudo fica melhor e mais fácil, concorda? Essa é uma das funções do meme. Um simples meme tem o poder de aproximar marcas de seus consumidores ou clientes potenciais, por meio da “conexão em um momento de desconexão”. 

Os memes começaram a circular na Internet, da forma como são hoje, na década de 1990. Com o tempo, seu compartilhamento foi aumentando e o brasieliro começou a agir com uma criatividade absurda na hora de criar e compartilhar diferentes memes. 

Esse meio acabou por se tornar uma ferramenta de marketing poderosa, afinal, a melhor maneira de se aproximar de alguém é usando sua linguagem.

Como prova do resultado da eficiência dos memes em publicações, trouxemos alguns cases de sucesso que utilizam esse recurso: 

Gucci

Em 2017, a Maison Gucci criou a campanha #TFWGucci. O projeto consistia na criação colaborativa de memes que apresentassem a nova coleção de relógios que estava sendo lançada. Os artistas foram os próprios consumidores da marca – em sua maioria, da geração Y. Eles se engajaram e criaram diversos memes com os relógios da marca.

Um dos memes que mais fez sucesso consistia em uma imagem de um punho de paletó rasgado, estrategicamente no local em que se via um dos relógios Gucci. A legenda era: “Quando você tem um novo relógio e quer mostrá-lo de qualquer jeito”, fazendo alusão ao desejo de exibir uma peça tão icônica quanto aquela, mesmo que fosse necessário adaptá-la à roupa.

Divulgação: FFW – UOL

Netflix

A famosa plataforma de streaming é a principal referência de marcas que adotam um tom descontraído em suas redes sociais, inspirada em assuntos do momento, na Internet. 

Um grande exemplo de uma ação certeira da Netflix com os memes foi quando brincou com a clássica cena de “Pulp Fiction”, em que o personagem Vincent Vega, interpretado por John Travolta, está confuso. A imagem virou piada nas redes sociais em 2012, quase 20 anos depois do lançamento do longa.

O objetivo da brincadeira era mostrar situações em que as pessoas ficam confusas ou esquecem de algo. A plataforma aproveitou a oportunidade para dar risada de uma realidade comum entre os usuários: a dúvida sobre o que escolher para assistir.

Divulgação: Twitter Netflix Latinoamérica

Club Social

A marca de bolachas se inspirou em uma das maiores sensações no Facebook, no ano de 2017, o meme “Coisas com Sentimentos”, que surgiu na página Site dos Memes e que viralizou na Internet. Com uma proposta descontraída, os criadores fazem trocadilhos com nomes de objetos e exploram sentimentos e frases, como se os objetos ganhassem vida.  

Versão Club Social do “Coisas com Sentimentos”:

Divulgação: Titunicola

Giraffas

A “Guerra dos Milkshakes” foi travada nas redes sociais em 2016, depois que o Bob’s perdeu o direito de usar a marca Ovomaltine em seu milk-shake, que passou a ser encontrado apenas na bebida do McDonald’s.

Divulgação: Milkpoint

Como o Giraffas não estava diretamente envolvido na disputa, aproveitou a oportunidade para também chamar a atenção.

Divulgação: Milkpoint

Como vimos, essa é uma ótima proposta para sua marca crescer ainda mais, de forma leve e divertida. No entanto, antes de aderir a essa estratégia, é preciso estudar sobre sua empresa e como é possível utilizar essa linguagem. Nós podemos ajudá-lo nessa construção e fazer com que sua marca se destaque entre os concorrentes. 

Converse conosco agora mesmo!

Fonte: Exame

Escrito por:
Carol Krachinski

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