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Você já ouviu falar sobre Martech?

A tecnologia está muito presente em nossa vida, desempenhando um papel cada vez mais importante para o marketing e, por isso, as Martechs ganham espaço nesse segmento. Otimizando estratégias e campanhas de comunicação, essas empresas podem ser fundamentais para quem deseja se diferenciar da concorrência e oferecer uma experiência melhor aos usuários.

O que é Martech?

Recebem o nome de Martechs pessoas e empresas que estejam envolvidas diretamente ou indiretamente com a junção do marketing e da tecnologia em seu escopo de trabalho. Por conta da necessidade cada vez maior que os profissionais da área têm de acessar dados e outros avanços tecnológicos, é essencial buscar soluções nesse mercado. Os benefícios, sem dúvidas, garantem o retorno dos investimentos.

Qualquer software ou ferramenta que vise otimizar uma estratégia ou campanha de marketing pode ser considerado uma Martech. Muito comum no universo das startups, o  objetivo principal dessas soluções é tornar o trabalho dos profissionais da área mais simples e preciso por meio da tecnologia. 

Apesar da concorrência cada vez maior e o contato mais próximo com consumidores exigentes, a tecnologia ajuda a superar todos os obstáculos, a partir de um maior embasamento. Com ela, por exemplo, é possível tomar decisões mais eficientes.

Tudo o que se refere ao planejamento, à execução e ao monitoramento de ações de marketing, bem como o trabalho de coleta e análise de dados e o aprimoramento de processos internos, pode ser feito a partir de uma Martech.

Na prática, são empresas voltadas para a otimização de todas essas tarefas, o que resulta em uma série de benefícios, da redução de desperdícios até a fidelização de clientes. São peças fundamentais para qualquer equipe de marketing. Sem elas, seria muito mais difícil mensurar o desempenho de uma campanha de mídia paga ou o tráfego de uma landing page.

Com o conceito de marketing 4.0 em alta, a forma mais eficiente de atualizar a sua empresa é contar com o auxílio de Martechs ao longo do caminho. Isso é uma tendência no setor e quem não se adaptar pode sentir os impactos negativos em pouco tempo.

Confira alguns benefícios:

Melhor gerenciamento de dados

Com o auxílio das Martechs, você consegue gerenciar, de maneira mais organizada, os dados coletados e armazenados da sua empresa e transformá-los em ações mais eficientes, que realmente representem resultados práticos para o setor.

Decisões bem embasadas

A tomada de decisões deve ser embasada em dados concretos e informações relevantes para a empresa. Com essa ferramenta, o monitoramento de suas ações, projetos e outros dados importantes pode ser feito em tempo real, sendo ajustado durante os processos. Além de contar com avaliações quase instantâneas, é possível encontrar insights para tomar melhores decisões. A longo prazo, isso pode representar uma maior eficiência para a equipe, especialmente em relação ao aproveitamento do orçamento para o setor.

Campanhas mais eficientes

Oferece, ainda, soluções que colaboram com outros aspectos relevantes para o time de marketing, como uma melhor compreensão da persona e a possibilidade da realização de testes em tempo real e com mais precisão.

Todas as ações passam a ser baseadas em informações relevantes para o público. Dessa forma, até mesmo o tom de voz pode ser direcionado para o que a sua persona acredita ser mais adequado, assim como o horário para o disparo de uma campanha de e-mail marketing. Todas as estratégias da sua equipe de marketing se tornam mais eficientes com a ajuda da tecnologia.

Usuários mais satisfeitos

Para conseguir mais conversões e fortalecer a autoridade da sua marca em seu segmento, a satisfação do usuário é fundamental. A sua empresa passa a adaptar as ações de marketing para o que vai funcionar com a audiência. Do layout das suas páginas até o tom de voz, tudo estará adaptado para garantir uma melhor experiência. Permitem uma avaliação mais profunda dos aspectos de cada ação. A empresa pode adaptar suas ações de marketing para melhor atender sua audiência, aumentando as chances de realmente impactar seu público-alvo.

Melhor custo-benefício

Para a sua empresa, portanto, o uso de Martechs no planejamento estratégico de marketing melhora o custo-benefício. Todas as áreas do seu negócio são beneficiadas. A longo prazo, métricas relevantes, como o ROI (Retorno Sobre Investimento), passam a apresentar números mais satisfatórios. A confiança de outros setores na equipe de marketing também tende a crescer. Na prática, a sua equipe vai precisar de menos tempo para conseguir um desempenho ainda melhor.

As opções de Martechs são as mais variadas e é provável que você já use algumas delas. Porém, ao escolher ferramentas, é preciso ter cuidado. Afinal, não é porque marketing e tecnologia estão juntos que a solução será útil para a sua empresa. É preciso analisar as suas necessidades e também os seus objetivos antes de qualquer decisão.

Fonte: https://rockcontent.com

Escrito por:
Carol Krachinski

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