l8comunicacao

O que causa o shadowban, o conhecido banimento do Instagram?

Se os seus posts não têm atingido tantas pessoas e seus stories estão com baixas visualizações, você pode estar passando por um shadowban. Situações como essas são bastante comuns e, apesar de estranhas, possuem um certo fundamento, que acaba resultando, também, em menor interação em seu perfil.

O shadowban, em sua tradução literal, significa algo como “banimento fantasma”. Na prática, trata-se de um mecanismo que o Instagram aplica para bloquear o desempenho das postagens de uma conta, mas de modo que esse impedimento não seja explícito.

Isso porque a plataforma realiza essa ação de forma escondida, diminuindo o alcance de postagens do feed, comentários e de visualizações dos stories. Ninguém vê as suas publicações, temporariamente, até que esse “ban” seja encerrado. Seus seguidores conseguem visualizar esses conteúdos, no entanto, nunca como prioridade, na linha do

Mas, por que isso acontece?

Essa é uma forma que o Instagram tem de manter o controle da visibilidade das postagens, tentando tornar o comportamento da plataforma o mais orgânico possível. O principal motivo que leva a rede social a banir certos perfis é justamente a preocupação que tem em oferecer a melhor experiência ao usuário.

O algoritmo da própria rede social pode estar por trás disso, mas é importante observar também algumas atitudes do usuário. Elas são entendidas como comportamentos inadequados e pouco comuns para perfis.

O que causa o shadowban?

Hashtags proibidas

Algumas hashtags, por estarem marcadas em fotos proibidas no Instagram, ou por usarem termos indevidos, estão proibidas na plataforma. Como consequência, você pode ser “punido” pelo shadowban.

Exagero nas hashtags

Mesmo que pareça estratégico usar várias hashtags para ampliar o alcance dos posts, isso pode prejudicar. O número ideal é de seis hashtags por post, jamais passando de trinta. 

Hashtags parecidas

As hashtags estão sempre ligadas a assuntos e, por isso, alguns perfis usam uma série de variações de termos e expressões. No entanto, é importante lembrar que o uso de hashtags parecidas podem gerar o entendimento do spam, o que resulta, também, no shadowban.

Uso de automações

Outra ação que pode ocasionar o shadowban é a utilização de automações de bots e serviços de terceiros para ganhar seguidores e interagir com posts. A ação é proibida pela plataforma, o que pode levar até mesmo à suspensão da conta.

Excesso de curtidas e comentários

Vá com calma e procure dar uma pausa entre curtidas e comentários. Essa atitude acaba por abrir a margem para que o Instagram entenda que é uma automação. Tenha cuidado e não realize ações massivas.

Conteúdo ofensivos 

O tom usado, ou algumas referências, podem ofender usuários e gerar má interpretação. Isso vai ocasionar denúncias na publicação, o que, automaticamente, é considerado para o banimento temporário. 

Políticas do Instagram

As políticas do Instagram sempre se atualizam, especialmente diante de algumas tentativas de burlar as regras. O ideal para manter sua conta sempre limpa é estar bem informado, lendo blogs e sites relacionados.

Exagero no unfollow

Cuidado na hora de deixar de seguir algumas contas, isso porque o unfollow em muitos perfis, de uma só vez, pode ocasionar o shadowban. 

Inatividade na conta

O Instagram entende que contas ativas são as que movimentam a rede social, por isso, as valorizam. Se por acaso o banimento ocorrer, rapidamente, sua conta voltará à ativa.

O que fazer ao perceber que sua conta sofreu shadowban?

Tenha paciência, o banimento é temporário. O ideal é evitar as práticas que geraram o banimento, para garantir que ele não se estenda por mais tempo.

Siga esses procedimentos: 

  • Dê um tempo em seu perfil, algo entre 24/48 horas, sem nenhuma publicação;
  • Mude seus hábitos, especialmente no volume de postagens por dia;
  • Revogue qualquer acesso de aplicativos que usam seu perfil como acesso;
  • Se a conta for de uma grande empresa, entre em contato com o Instagram.

O shadowban não precisa ser um fantasma para gerir suas redes sociais! Com bons cuidados e práticas recomendadas, é possível ficar longe desse problema.

Se você precisa de ajuda para gerenciar e alimentar suas redes sociais, estamos à disposição para oferecer o serviço mais adequado! Fale conosco.

Fonte: Rock Content

Escrito por:
Carol Krachinski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *