l8comunicacao

A nova realidade tecnológica: O Metaverso

Você já imaginou um universo inteiro, em que cada pessoa possa ser, fazer e construir o que quiser? Essa é uma definição que se encaixa no metaverso, termo que, desde o fim de 2021, se tornou uma das palavras mais buscadas na Internet. 

Saída das páginas dos livros de ficção científica, e agora nas mesas de investidores e de grandes empresas, essa é uma utopia futurista, que busca unir os mundos real e virtual. 

O metaverso é uma expressão usada para denominar um espaço virtual imersivo, coletivo e hiper-realista, em que as pessoas poderão conviver, usando avatares customizados em 3D, utilizando óculos especiais e outros equipamentos. Em outras palavras, é todo um universo que está dentro de jogos, como no famoso jogo “The Sims”, uma evolução da nossa atual Internet. 

Hoje, nossa vida digital é acessada por meio de celulares e computadores; já com o metaverso, a experiência será muito mais imersiva. Mais do que navegar na Internet, será possível vivenciá-la, por dentro.

Na prática, ao colocar os óculos de realidade virtual, equipados com fones de ouvido e sensores, será possível entrar em um mundo virtual on-line, que também incorpora a realidade aumentada, avatares holográficos 3D, vídeos e outros meios de comunicação. Ou seja, como se trata de espaços fictícios, o céu é o limite e tudo é possível de ser inventado.

Apesar da discussão sobre o termo ter crescido na atualidade, seu conceito foi citado pela primeira vez no ano de 1992, no livro  “Snow Crash”, do escritor Neal Stephenson. Em seguida, sua definição apareceu no filme “Ready Player One” (“Jogador Número 1”, no Brasil), em 2018, dirigido por Steven Spielberg.

Entusiastas e empresas que estão investindo nesse tipo de tecnologia afirmam que todas as pessoas poderiam interagir, aprender, colaborar e jogar nos espaços do metaverso. Tudo isso de uma maneira muito mais completa do que se pode imaginar, hoje. Reuniões  virtuais de trabalho e lives de artistas que se popularizaram na pandemia poderiam acontecer em um espaço virtual, com muito mais interação, sem sair de casa. 

No entanto, é importante dizer que esse cenário ainda não é totalmente possível. Grande parte da tecnologia necessária para que os mundos virtuais se tornem realidade ainda precisa ser desenvolvida. Dispositivos como óculos de realidade virtual precisam ser mais acessíveis à população em geral.

Embora alguns equipamentos sejam necessários para acessar o metaverso, o termo não se refere a nenhum tipo específico de tecnologia, mas a uma ampla mudança na forma como interagimos com o mundo digital.

Isso porque, na prática, será como estar completamente imerso nesse universo virtual, em uma combinação de realidade aumentada e virtual. Ou seja, as telas planas de celulares, computadores e tablets serão substituídas por uma experiência tridimensional, em que é possível a interação com objetos e informações diversas.

Tudo seria possível?

Não é possível descrever com exatidão como o metaverso vai funcionar na prática, já que ele ainda não existe na forma que o fundador do Facebook (agora Meta) o descreveu. O que se sabe é que todos os usuários teriam os seus próprios avatares e poderiam trabalhar, manter contato com amigos, construir e decorar uma casa, comprar roupas e acessórios, ir a shows e até fazer viagens. Tudo de maneira virtual, claro. 

Seria possível, por exemplo, encontrar os amigos para ver um filme no cinema ou ver uma exposição de arte que só existe no metaverso. Na hora de acessar um site, ao invés de simplesmente abrir a página no seu computador ou celular, daria para realmente entrar nela.

O objetivo é que você possa acessar esse mundo da realidade virtual pelo seu smartphone, computador ou console de videogame. Uma vez lá dentro, você poderá ser quem quiser e fazer o que desejar, como voar, pilotar carros supersônicos, dançar em uma festa com amigos que estão em outras partes do mundo, jogar uma partida de futebol com seu ídolo e por aí vai.

A ideia é que o metaverso também tenha a sua própria economia e moedas, com as quais os usuários poderão comprar, vender e negociar imóveis digitais, itens diversos, acessórios para o avatar e muito mais.

Metaverso é uma espécie de nova camada da realidade que integra os mundos real e virtual. Na prática, é um ambiente virtual imersivo, construído por meio de diversas tecnologias, como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e hologramas.

Nesse universo, que ainda não é real em sua totalidade, as pessoas poderiam interagir umas com as outras, trabalhar, estudar e ter uma vida social por meio de seus avatares (bonecos virtuais customizados) 3D. Ou seja, o objetivo é que os indivíduos não sejam apenas observadores do virtual, mas façam parte dele.

Nem tudo são flores quando falamos de metaverso. Muitas pessoas criticam essa ideia pela possível centralização da tecnologia em um grupo pequeno de empresas e pela falta de privacidade dos dados. Além disso, essa mesma centralização faria com que as companhias, que atualmente já possuem uma grande quantidade de dados dos usuários, conseguissem ainda mais informações.

O fato é que a vida, como conhecemos hoje, está prestes a ser revolucionada pela tecnologia, mais uma vez. Você está preparado?

Fontes:  https://www.infomoney.com.br/guias/metaverso/ 
               https://blog.nubank.com.br/metaverso-o-que-e/

Escrito por:
Carol Krachinski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *