l8comunicacao

Harmonização de grid para Instagram

Muitos clientes nos perguntam se fazemos feed harmônico, se construímos paleta de cores e identidade para as redes sociais. A nossa resposta é sempre SIM!, com entusiasmo. Quer saber o que fazemos? Acesse este link e conheça a casa de criações maravilhosas que é a L8! Não sabe se podemos fazer algum trabalho específico para sua empresa? Entre em contato! Somos uma agência full service e, como as redes sociais são um de nossos serviços, sabemos que existe uma expectativa muito grande por resultados. Nós queremos que todos os nossos clientes alcancem isso! Porém, também percebemos que existem várias dúvidas sobre como montar um grid harmonioso, de maneira que a composição seja realmente eficiente, qual é o melhor grid para cada segmento ou empresa, o que se encaixaria melhor para determinados produtos. Assim, vamos mostrar algumas opções de composições, explicar como podem ser usadas e em quais perfis se encaixam.

Este artigo será dividido em duas partes e, ao longo das duas publicações, daremos algumas dicas muito legais para você. A primeira é: não se prenda a um único grid, use e abuse dele até se cansar. Quando chegar em um ponto em que percebe que está monótono e quer partir para outra opção, faça isso! Só não esqueça de que você precisa realmente finalizar um grid para iniciar outro. Comece um novo grid sempre que as três colunas estiverem com a mesma quantidade de linhas e lembre que você sempre vai começar pela coluna da esquerda. Dessa forma, você tem a garantia de que seu feed realmente fará sentido e não ficará com posts fora do lugar quando as colunas se igualarem.

Então, vamos lá! Abaixo, alguns exemplos de grids maravilhosos para você se inspirar e entender qual deles serve para você!

Quadrados

Este é o layout mais fácil e simples de seguir, já que você posta uma imagem de cada vez. Não é necessário criar um grid, nem contar a ordem dos posts ou se preocupar com quais elementos você vai usar em determinado assunto, nem a frequência que seguirá. Você postará seu conteúdo, respeitando a sua identidade, mantendo o filtro, tipografia e combinação de cores. O resultado vai ser sempre harmonioso, tendo em vista que o mesmo padrão será sempre mantido. Nada impede que varie vez ou outra, intercalando outros grids no meio (por exemplo, os posts em linha, do qual falaremos adiante). O que importa é que mantenha os elementos da sua identidade!

Diagonal

Para conseguir criar este layout, você deve postar imagens semelhantes a cada quatro vezes. Terá como resultado fotos parecidas, descendo da esquerda para a direita, diagonalmente. Para seguir o padrão, pode manter o fundo dos posts da mesma cor ou manter o filtro das fotos iguais. É possível criar quantas editorias quiser, basta que sejam bem distintas, como: uma editoria com citações inspiradoras com fundo azul, outra de fotos com filtro laranja, uma editoria com elementos de muito destaque na cor rosa e, por último, uma com diferentes elementos dispostos, mas todos na cor verde. Assim, o resultado fica bem nítido. Mas, se a sua paleta de cores for composta só por tons sóbrios e neutros, muito provavelmente o resultado não seja tão perceptível assim. Lembre-se que, antes de qualquer coisa, você deve respeitar sua identidade e as cores das suas editorias.

A grande preocupação é que tenha temas bem específicos entre si e que um não se confunda com os outros. Escolha temas que gerem assuntos intermináveis ​​e que mantenham seus seguidores engajados e inspirados! Isso é fundamental.

Linhas

Esse estilo de harmonização pode servir para separar um determinado período (sua loja teve uma mudança significativa de identidade, por exemplo, e você pode colocar uma sequência de três posts com a nova marca), pode separar coleções (se você tem uma loja de roupa, é possível separar a coleção primavera/verão da coleção outono/inverno, escolhendo o tema e o distribuindo em três posts) ou, ainda, é possível trocar as sequências das postagens sem bagunçar o que estava organizado (use a sequência para criar um respiro visual). Por fim, você pode homenagear alguém importante no seu feed, criando uma sequência de posts e publicando na ordem certa.

Quer um exemplo bem lindo? Acesse o Instagram da L8 e veja a sequência dos posts sobre nós (Andressa, Juliana e Lais). Eles formam uma linha e a ideia foi dividir os posts institucionais (o que apresenta a L8, o post que conta como ela surgiu ou o outro que cita o propósito da agência) daqueles do dia a dia.

Trata-se de um artifício muito prático, já que não requer muito planejamento (afinal, são apenas três posts) e você consegue ver o resultado rapidamente.

Grid xadrez

Esse grid é ótimo para quem quer intercalar dois temas, visto que a sequência acaba sendo: um, dois, um, dois, um e assim por diante. O resultado é um tabuleiro de xadrez, ou, como alguns preferem: grid em azulejo. A ideia é intercalar cores que se contrastem, como o branco e o preto, o azul marinho e o azul celeste, o roxo e o alaranjado, o marrom e o bege. O que importa é que se mantenha o padrão. Além das cores, é possível diferenciar o feed pelo tema, usando, por exemplo, fotos e textos ou elementos simples e minimalistas, que componham posts mais carregados de informações e elementos. Esse padrão, assim como o primeiro, o dos quadrados, são os mais fáceis para manter e, ao mesmo tempo, causam um efeito muito legal.

Dissemos que, ao longo do artigo, daríamos algumas dicas, não é? Pois bem, aqui vai uma valiosa: o Instagram é um repositório de imagens de pessoas e de empresas do mundo inteiro, então, apresentar boas imagens é fundamental para se destacar dentre tantas outras postadas diariamente. Ou seja, publique imagens que agradem o seu público, poste o que seus seguidores gostariam de ver, escreva conteúdos relevantes, inove! O Instagram está na mão de todos e conseguir mais engajamento só depende de você!

Continue acompanhando nossos posts. A continuação deste artigo será publicada logo, logo! Não vai perder, certo? Vamos falar sobre feed em colunas, em blocos, duplos alternados e feed em quebra-cabeça. Também traremos mais dicas super interessantes para você manter seu grid visualmente atraente e cheio de engajamentos!

Até lá!

Este artigo foi escrito por:
Lais Pancote

3 comentários em “Harmonização de grid para Instagram”

  1. Pingback: Mais sugestões para o seu feed! – l8comunicacao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *