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Como funciona o Marketing de Influência?

Na era da tecnologia, em que o Marketing Digital ganha tanto destaque com as redes sociais, blogs e outras formas de produzir conteúdo, as pessoas que possuem muitos seguidores acabam por desempenhar um papel de grande influência na tomada de decisões de compra daqueles que as seguem.

Pensando nisso, profissionais de marketing começaram a apostar no trabalho integrado com essas pessoas influentes, para veicular informações a favor de suas marcas por meio do Marketing de Influência.

Esse é um método de marketing que inclui ações práticas voltadas para indivíduos que influenciam ou lideram os potenciais clientes da marca, os produtores de conteúdo. Esses influenciadores produzem conteúdos diariamente, o que acaba por gerar uma relação mais próxima com seu público, criando uma relação de confiança entre eles. Como resultado, acabam por interferir e influenciar nas decisões de compra dos clientes a favor de marcas específicas, impactando positivamente na sua estratégia de Marketing Digital.

Utilizar esse método na sua estratégia digital é transmitir, por meio de uma voz reconhecida, admirada e detentora de confiança, informações que influenciam na jornada de compra (aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão) de um grande número de pessoas, de forma a favorecer sua marca.

O aspecto mais importante e inovador de qualquer modelo de marketing tem a ver com a criação da mensagem. No entanto, vale ressaltar que, em um Marketing de Influência, durante uma campanha, quem cria a mensagem é o influenciador, à sua maneira, com a sua linguagem, sem a direção da equipe de marketing. Afinal, ele formou aquele público do zero e o conhece como ninguém. Em outras palavras, o principal erro que as marcas cometem ao propor uma campanha é ir além do briefing e tentar interferir na forma como a mensagem será transmitida.

Por todas as razões expostas até aqui, o Marketing de Influência possui a tendência de continuar seu crescimento, segundo as previsões feitas em âmbito global. O principal fator que puxa essas projeções para cima é o fato de que as empresas têm resultados efetivos quando aderem a essa opção.

Números

Os influenciadores digitais estão em diferentes plataformas, especialmente no YouTube e Instagram. Em ambas, a participação do Brasil é expressiva. Segundo o World Atlas, somos o segundo país com o maior número de usuários do YouTube (69,5 milhões), atrás apenas dos Estados Unidos (167,4 mi).

O relatório de 2017 do Think With Google mostrou que 95% da população on-line brasileira assiste a vídeos no YouTube. Esses números são complementados pelos dados apresentados pelo YouTube no Brandcast, em 2018, em São Paulo. É ele, o YouTube, a plataforma preferida por 44% dos brasileiros para o consumo de vídeo. Em segundo lugar, aparece a Netflix, com 22%.

No Instagram, acontece o mesmo: ficamos com o segundo lugar (66 milhões de usuários), atrás dos Estados Unidos, segundo dados do Statista. Nessa rede social em particular, há um fenômeno a ser observado: os brasileiros usam o Instagram de forma quase frenética. Uma pesquisa feita em 2018, pelo Opinion Box, mostrou que 63% dos brasileiros acessam sua conta do Instagram várias vezes ao dia. A quantidade de checagens é ainda mais intensa entre os jovens com idade entre 16 a 29 anos.

Sendo assim, se os maiores influenciadores do país são muito ativos nas plataformas em que os brasileiros gastam a maior parte do seu tempo, é fácil explicar porque esses criadores acabam tendo tanta audiência.

Como fazer?

A grande sacada do Marketing de Influência é a segmentação do público. Impactar pessoas que já estão interessadas no nicho no qual a sua empresa atua é capaz de atalhar caminhos, para que leitores e seguidores conheçam e interajam organicamente.

Como muitas atividades de marketing, o princípio é simples, no entanto, o Marketing de Influência demanda que equipes de marketing dominem cinco etapas para que ele funcione de forma eficiente:

1. Definição de objetivos

Como em toda ação de marketing, o ponto de partida é estabelecer quais os objetivos das campanhas e qual o público a quem se destina.

Pense:

– Como uma campanha junto de um influenciador te deixaria mais próximo de alcançar esse objetivo?

– Qual é o orçamento disponível?

– Como sua empresa pensa em trabalhar nessa parceria?

– Qual nicho de mercado você deseja atingir?

Tenha em mente, também, que os influenciadores estão presentes em nichos de diversos tipos e tamanhos e escalam facilmente o alcance daquilo que veiculam, por isso, tenha clareza. 

2. Conheça seu público

Tenha bem definido quem é a sua persona. Conheça a fundo quais são os hábitos dela e o tipo de conteúdo digital que ela consome. Converse com clientes para entender melhor quais os canais digitais que eles mais utilizam, quem são os influenciadores que eles acompanham e o que influencia na tomada de decisão de compra por parte deles.

É importante conhecer seu público para saber como alcançá-lo, nutri-lo e estabelecer um bom relacionamento dele com sua marca, trabalhando com os influenciadores corretos.

3. Escolha dos influenciadores

Busque por influenciadores que tenham um público parecido ou igual ao seu. Atente-se a detalhes, como a linguagem com que eles se comunicam, a impressão que passam e se contratá-los está dentro do seu orçamento.

É neste momento que se torna relevante aplicar a técnica dos três Rs da influência, provindos originalmente de palavras do inglês:

Relevance (relevância): Consiste em avaliar se o influenciador é alguém importante no segmento da marca em que pretende contratá-lo.

Reach (alcance): Avaliação da quantidade e qualidade das pessoas que o influenciador alcança, se faz sentido para a marca.

Resonance (ressonância): Análise referente ao conteúdo que o influenciador cria, se é relevante para a audiência e se ele realmente se espalha e se engaja, gerando impacto positivo.

4. Definição da mensagem

Em alinhamento com a primeira etapa, é necessário definir qual mensagem será transmitida, tomando o devido cuidado já apresentado, para que seja passado o briefing ao influenciador, mas sem interferência na forma como ele criará a mensagem.

5. Mensuração de resultados

Uma vez que a campanha tenha sido realizada, os resultados devem ser medidos, tendo em vista os objetivos estipulados na primeira etapa.

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Aposte no Marketing de Influência como método de aquisição de clientes. Ele pode trazer grande retorno sobre o investimento e destaque para a marca, sem precisar de grande capital. O segredo é estudar muito e se aprofundar na estratégia antes da execução.

Fontes:  https://www.influency.me/ 
https://rockcontent.com/

Escrito por:
Carol Krachinski

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