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O fenômeno Netflix: estratégia das redes sociais

Você, com certeza, conhece a Netflix, a plataforma de streaming mais poderosa do mundo e líder no número de assinantes, mundialmente. Mas, a pergunta é: como ela conseguiu se tornar esse fenômeno mundial em suas redes sociais? 

Com um serviço personalizado, a Netflix é uma marca que conhece os gostos de seus clientes. Pensando nisso, trouxemos uma análise sobre as estratégias usadas pela Netflix nas redes sociais, para você entender como fazer algo semelhante em sua empresa.

A Grande Sacada da Netflix

Tudo começou quando Reed Hastings – matemático e cientista da computação – e Marc Randolph – marketeiro e empreendedor – resolveram abrir, em 1997, uma espécie de delivery de filmes, no qual o cliente pagava uma mensalidade, solicitava, pela Internet, quais DVDs queria assistir e os recebia em casa.

Pensando mais longe, a partir dos filmes que os clientes solicitavam, os empreendedores criaram um banco de dados, que mostrava mais ou menos o perfil de cada consumidor. Esses dados começaram a ser usados para sugerir filmes, de acordo com o gosto de cada cliente. Com isso, eles transformaram o negócio em algo mais personalizado, atraindo mais o público.

A empresa, como a conhecemos hoje, foi criada dez anos depois. Aos poucos, começou a criar o conteúdo original. Atualmente, a produção própria representa cerca de 40% do conteúdo. No entanto, vale lembrar que, além da plataforma de streaming, a Netflix possui um crescimento relacionado às suas mídias digitais, na qual ela investe bastante.

Estratégias das mídias

Se você é ligadinho nas redes sociais, provavelmente já se deparou com alguma postagem da Netflix ou até mesmo um print de seus famosos tweets. Esse fato causa um grande destaque nas mídias e ganha muitas curtidas e interações, rapidamente. Qual é sua estratégia? Você sabe?

Linguagem

As conversas entre a empresa e os clientes e fãs, e até mesmo com outras marcas, são sempre divertidas. A Netflix adotou uma linguagem jovem, que usa e abusa de memes, piadas e frases engraçadas.

Dessa forma, ela cria um relacionamento com seus clientes, sempre tentando aproximar a empresa do consumidor, possuindo ainda muita atenção e carinho na hora de comentar algumas postagens, o mais rápido possível.

Atualizada

Um ponto que merece destaque é a empresa estar sempre antenada nos assuntos do momento. Mesmo não tendo a ver com a marca, a Netflix consegue fazer uma conexão do assunto com o que eles vendem, tomando sempre o cuidado em aplicar estratégias específicas em cada canal, pois entende que cada plataforma tem uma abordagem diferente.

Atualizações sobre sua plataforma

A Netflix avisa sobre tudo o que acontece em sua plataforma: grandes lançamentos, novas temporadas de séries e até mesmo o que está saindo da plataforma. Isso leva as pessoas a comentarem sobre o assunto, elevando seu engajamento.

Conteúdo próprio e de qualidade

Nós sabemos como é importante a qualidade de um conteúdo, ainda mais quando é um conteúdo próprio. Por esse motivo, a Netflix investe muito na qualidade e conteúdo de seu atendimento, fazendo com que as pessoas possuam e transmitam uma imagem positiva da empresa. 

A Netflix também investe muito na qualidade de conteúdo em suas mídias digitais, o que faz com que acabe se tornando uma referência sobre suas novidades, gerando bastante engajamento. 

“Propaganda” gratuita

Com a utilização apenas de mídias orgânicas, por meio dos fatores citados acima, a Netflix consegue fazer com que suas notícias circulem de forma leve. Ela acaba trazendo uma “propaganda” gratuita, por parte dos seguidores, que compartilham seu conteúdo e levam outras pessoas a terem curiosidade e a assinarem o streaming para entender o assunto.

Outro exemplo é o Youtube, que possui canais que fazem resenha sobre filmes e séries. Essas pessoas acabam influenciando na decisão de compra de novos consumidores e disseminando o conteúdo da plataforma.

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Deu para entender um pouco sobre como a Netflix construiu uma marca forte e conquistou tantos clientes e fãs, certo? Ações simples que podem fazer toda a diferença. 

Faça como a Netflix e invista em seu conteúdo nas redes sociais! Converse com a L8 e conheça nossos planos. 

Vamos fazer sua empresa decolar?

Fontes: 

https://ecommercedesucesso.com.br/caso-de-sucesso-netflix 
http://www.imaginatto.com.br/turbina/blog/6-fatos-que-fazem-o-netflix-ser-um-sucesso-nas-redes-sociais/ 

Escrito por:
Carol Krachinski

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