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Você sabe para que servem as hashtags?

Quando a moda das hashtags começou, confesso que eu não entendia muito bem para que serviam, não via como poderia funcionar e não fazia muita questão de aprender. Com o passar do tempo, fui percebendo que elas eram mais do que “modinha” e realmente tinham um motivo para existir, inclusive que eram utilizadas por empresas grandes, sérias e tradicionais. 

Comecei a trabalhar com redes sociais depois de uns anos e, aí sim, fui pesquisar e tentar entender qual era a lógica das hashtags. Agora, vou explicar para vocês, de uma forma simples, como elas funcionam, onde encontrar as melhores do momento e como usá-las a seu favor! 

Como funciona? 

Simples e eu vou te explicar: imagine que você tem 50 saquinhos de temperos para comida, dos mais variados tipos, cores, origens e sabores. Você quer organizar, deixar tudo mais fácil para, quando for cozinhar, não perder tempo fazendo pesquisas de harmonização de sabores, nem quantidades. Então, você coloca cada tempero em um pote e, em cada pote, uma etiqueta. Nela, escreve o nome do tempero, a origem, a data de validade, se combina melhor com peixe, carne vermelha, se fica bom com molhos adocicados ou cítricos e assim por diante. Por último, escreve quantos gramas precisa para cada quantidade de alimento que for temperar. Pronto! Ah! Não esqueça de que eram 50 saquinhos, então, faça isso em todos! Com capricho e sem esquecer de detalhes importantes, por favor. Agora, a hora que quiser fazer um lombo assado, saberá qual tempero usar, não é mesmo? Pois bem, as hashtags são isso! Descrições detalhadas que auxiliam na indexação e na busca. Manjericão vai muito bem com macarronada, assim como #sextou vai bem em uma sexta-feira! Entenderam? 

Mas, não vamos parar por aí! Não existem só 50 tipos de assuntos para descrever, não é verdade? Existem milhares! Então, como saber qual a melhor hashtag para usar? Vou explicar direitinho para vocês! 

Onde encontrar as melhores hashtags?

Faço essa busca em duas etapas. Primeiro, escolho o grande tema, por exemplo, #diadascrianças. Acesso o site Best Hashtags para saber sobre variações do mesmo tema. Se for preciso, escolho um dos resultados e faço mais uma busca sobre ele. O site pode me dar mais alguma sugestão que seja interessante. Escolho umas 10 hashtags, que realmente acredito que transmitam a ideia que quero passar, e parto para a segunda etapa: a busca pelas melhores!  

Depois disso, acesso o site Top Hashtags e digito as 10 hashtags, uma de cada vez, para ter os números, quantas indexações aquela palavra tem. Ou seja, quanto maior o número de indexações, significa que mais pessoas estão as usando, mais chances você terá de ser encontrado em uma busca. Não esqueça que “K” significa mil e “M” é a abreviação de milhões.  

Escolho sempre as palavras com maior número. A chance de engajamento pode aumentar. Certa vez, li em um post que o ideal é construirmos a nossa própria estratégia de hashtags e eu achei super válida a ideia! Vou exemplificar: você tem uma loja de roupas, então, a primeira hashtag será a sua marca, a segunda o nicho de mercado, a terceira o local que você está, a quarta algo sobre o conteúdo ou sobre a imagem e a quinta sobre algum sentimento que queira passar. Ficaria algo como: #suamarca, #roupasfemininas, #centrocuritiba, #saiajeans, #felizdavida. Legal, né?! Outra coisa que eu gosto de fazer é sempre colocar as versões da quarta e quinta em inglês, então, adicionaria àquelas as hashtags #denimskirt e #lovelife.  

Como sou um pouco exagerada, acabo escolhendo muito mais que apenas 10 hashtags para os posts da L8. Gosto de colocar a #l8comunicação, com acento, e a sua versão sem acento #l8comunicacao. Acredito que, além do nosso nicho de mercado, nossos serviços também devem aparecer, então procuro colocar #socialmediaexpert, #branding, #brand, #design, #digitalmarketing, ##ecommerce, #ecommercebusiness, #onlineshopping, #webdesign, #onlinebusiness. Como não temos uma sede física, somos uma empresa que funciona remotamente, cada uma de nós (Andressa, Juliana e Lais) trabalha de uma cidade diferente e temos clientes também de diferentes regiões, não vejo motivo para colocar a localização. Porém, o #mood sempre acompanha nossos posts motivacionais (dá só uma olhada nesse post aqui!)! 

Agora, é só focar na sua empresa e escolher as suas! Só não esqueça de escolher as mais usadas! 

Como tirar proveito da situação? 

Imagino que você deva ter achado a mina de likes! Parabéns! É a melhor coisa que poderia ter acontecido para o seu crescimento orgânico nas redes! Mas, saiba aproveitar isso, não desperdice! Interaja, curta os comentários, responda aos questionamentos, retribua os likes, faça network, contatos e amizades. Transforme esse momento em algo que irá te dar um retorno no futuro e não só agora! Esse momento, normalmente, dura mais ou menos seis horas. É o tempo em que a métrica do Instagram entende que o assunto é relevante. Depois disso, vai diminuindo a exposição do seu post para, em 48 horas, em média, ele praticamente parar de aparecer no feed das pessoas. Por isso, não deixe para depois, aproveite o instante e tire proveito! 

Compartilha com a gente sobre o seu negócio, as hashtags que escolheu e os resultados que alcançou! Vai ser muito legal ouvir sobre a sua experiência! 

Este artigo foi escrito por:
Lais Pancote

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